sábado, 3 de setembro de 2011

O Educação a distância

Educação a distância - Todo e qualquer tipo de informação que possa ser repassada de forma que a pessoa que dá origem a informação, a coloca de modo que outrem possa acessá-la, sem ambas estarem em contado direto.

O primeiro impulso sobre educação ou ensino a distância é que o conteúdo adiquirido é "fraco" por não haver um professor delegando conhecimento. Este pensamento é, no mínimo, equivocado, vejamos:

A educação a distância possibilita ao aluno aprender em seu melhor tempo (tempo em que ele tem toda a atenção voltada para a matéria), podendo ser de madrugada, num final de semana, no laser, etc.
Na educação, dita, convencional, muitas vezes o aluno não está em seu melhor estado de aproveitamento. existe um obrigação de frequência.

O aluno que tem em seu currículo um curso a distância, merece uma atenção dobrada, pois foi por esforço próprio que ele adquiriu conhecimento, o que denota em sua personalidade uma pessoa pró-ativa, e pessoas pró-ativas fazem toda a diferença em qualquer organização.

Da mesma forma que alunos que iniciaram um curso a distância, mas não concluirão o mesmo, denotam pessoas re-ativas, que necessitam de supervisão para que tarefas sejam executadas, exatamente como num curso presencial, e por experiências como estas (desistências), o ensino a distância dá a impressão que é deficiênte de conteúdo.

Estatísticas feitas com o ENADE, que avaliam o desempenho dos alunos a nível nacional, demonstram que os avaliados que fizeram cursos a distãncia apresentam desempenho melhor que os que concluíram seus cursos de forma presencial, este desempenho não é de forma espressiva, porém já apontam um viés de alta para este método de ensino.

Aspectos como cansaço, desânimo, preocupações do dia, stress, etc, fazem parte do estado do aluno presencial.

Dedicação, bem-estar, atenção, disposição, etc fazem parte do estado do aluno a distância.

Acredita-se que o ensino a distância iniciou-se quando as primeiras inscrições foram forjadas em pedras, deixando material para estudo e conhecimento das atividades praticadas naquele momento para outros em seu tempo e muito além dele.

Hoje, com a quantidade de informação produzida em tempo cada vez menores, a educação a distância vem tomando proporções cada vez maiores, tanto no que diz respeito ao seu conteudo, didática e prática, sendo, talvez a forma mais homogenea e abrangente de alcance em todas as camadas sociais.

Faça um curso a distância, no mínimo descobrirá se és uma pessoa pró-ativa ou re-ativa, obtendo novo ponto de vista sobre um aluno que concluiu qualquer curso a distância.

Pense nisso!!!

2 comentários:

  1. História Moderna

    No final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando, de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886 "Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais."

    O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários. A França criou em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo.

    A partir daí, começou a utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que penetrou também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado na América Latina nos programas de educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros.

    Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem (hipertextos, diferentes linguagens) e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados) etc..

    Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.

    A educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, cada vez mais foi também usada em programas que complementam outras formas tradicionais, face a face, de interação, e é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular de ensino presencial. Por exemplo, a Universidade Aberta oferece comercialmente somente cursos a distância, sejam cursos regulares ou profissionalizantes.

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